Observa-se a dificuldade dos colegas que cursam Segurança do Trabalho em conseguirem um estágio e o primeiro emprego.
Quanto ao estagiário verifica-se que algumas empresas não o valorizam como deveriam, algumas nem se propõem a contratar, e as que contratam é para realizar serviços que não tem nada a ver com a função. Não se deve generalizar, mas na maioria das vezes é assim que acontece. Com certeza se realizar um processo seletivo adequado, é possível contratar estagiário que possue, um grande potencial e que se lapidado de maneira correta, pode-se revelar um futuro colaborador, capaz de agregar muito ao quadro de funcionários da empresa, se não de imediato, mas em oportunidades futuras. Isso sem contar que tem empresas, com seus profissionais contratados há muitos anos, que não se reciclam, e que poderiam fazer uma excelente troca, com os estagiários, lhes passando sua experiência na área, e absorvendo as atualidades que trazem os que estão estudando.
O primeiro emprego então, infelizmente parece que é quase impossível. Sempre pedem experiência, agora digam, como pode ter experiência, se não há oportunidade de adquiri-la. Existem profissionais formados há tantos anos que vão ao trabalho apenas, para cumprir o horário, não se preocupam com a legislação, com a documentação legal da empresa, com os cronogramas de documentos importantes como PPRA, treinamentos e outros. Enquanto está cheio de profissionais recém formados, querendo trabalhar, com vontade de aprender e por em prática, seus conhecimentos. Aí fica a pergunta, é melhor ter um profissional experiente, acomodado e preguiçoso? Ou ter um recém formado com vontade, determinação e responsabilidade?
Em nem um momento há a intenção de se dizer que profissionais experientes, são acomodados e preguiçosos, mas que existem muitos assim ocupando a vaga de quem merece, e está ansioso por uma oportunidade, com certeza há. E se souber mesclar a experiência com a vontade de quem esta começando, seria possível criar equipes excelentes, de prevenção a saúde e a integridade física dos colaboradores.
Andréia Lima, Técnica em Segurança do Trabalho.
.Fonte obtida do Blog : "VENCENDO LIMITES"
0 comentários:
Postar um comentário